top of page

SEO para e-commerce


SEO para e-commerce
SEO para e-commerce

Saber quais são as melhores práticas de SEO para e-commerce e gerar tráfego orgânico para sua loja virtual faz toda a diferença no seu negócio. Ser encontrado on line e atrair mais visitantes sem gastar com propagandas é o melhor jeito de crescer sua marca.


Diferente de uma loja física, a loja virtual precisa atrair seus clientes através de motores de busca. Estar entre os primeiros resultados de pesquisa do seu ramo é o objetivo de todos que possuem um negócio virtual.


Mas não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso muito trabalho e dedicação para configurar o SEO para seu e-commerce.


O que é SEO?

Antes de começar a otimizar seu site é preciso saber o que isso significa. SEO é a abreviação para o termo em inglês Search Engine Optimization (tradução: Otimização para Mecanismo de Busca).


SEO é um conjunto de técnicas usadas para ranquear seu site entre os primeiros nos resultados de busca na internet. Dentre eles, o mais famoso é o Google.


As práticas de SEO ajudam a melhorar o ranqueamento de sites sem que haja necessidade da contratação de mídia paga. No entanto existem diversos fatores que influenciam neste ranqueamento como o tempo de vida útil do site bem como a atualização de conteúdos além da taxa de cliques.



Por que utilizar SEO no e-commerce?

Quem já tem ou pretende investir em uma loja virtual deve saber que os benefícios do SEO vão além de buscas orgânicas. Configurar SEO em suas páginas de produtos irão garantir:

  1. Aumento de visitas orgânicas

Com sua loja virtual bem posicionada o número de visitantes que buscam seu produto irá aumentar.


2. Trafégo qualificado

Sua loja irá gerar trafégo qualificado já que as pessoas que entrarem no seu site saberão o que querem. Diminuindo a taxa de rejeição.


3. Crescimento de marca

Estar entre os primeiros colocados em mecanismos de busca dará mais credibilidade aos seu negócio.


Como utilizar o SEO para e-commerce

Antes de configurar o SEO das páginas de seu e-commerce é preciso verificar a estrutura do seu site. Ela é a base para iniciar sua estratégia de SEO.


Um site mal estruturado deixará seu usuário confuso. Este, possivelmente, irá fechar sua página e aumentar sua taxa de rejeição. Nada bom para os mecanismos de busca.


Conheça as melhores práticas para fazer um bom uso das técnicas de SEO.


  • Encontre as melhores palavras-chave

De acordo com seu nicho de mercado, faça uma busca pelas melhores palavras-chave. O uso correto das palavras-chave aumentam a chances de cliques orgânicos.


Para que isso aconteça você deve saber quais informações e os termos que seu público alvo utiliza nas buscas. O Google Trends é uma excelente ferramenta que pode te auxiliar nesta tarefa.


  • Otimize suas páginas

Já sabemos que as técnicas de SEO devem ser utilizadas em qualquer site. Porém em lojas virtuais é preciso enfatizar os produtos em suas páginas de vendas.


É preciso levar o usuário àquele produto específico de sua loja. Por isso é preciso otimizar todos os elementos de suas páginas como:

  • Título

  • Descrição da página

  • Cadastro de produtos

  • Imagens

  • URL


  • Invista na produção de conteúdo

Além de otimizar sua páginas de produtos aposte em um blog com conteúdos que sejam relevantes e eduque seu público alvo.


Para seus produtos, inclua descrições ricas em detalhes. Afinal os buscadores precisam de informações para classificar seu site e direcionar possíveis compradores até você.


Já no blog, invista em conteúdos de qualidade. Você pode fazer postagens no estilo comparativa para detalhar dois produtos semelhantes.


  • Atenção às imagens

Uma boa loja virtual é feita com imagens de qualidade. Invista em boas fotos para seus produtos e lembre-se de diminuir o tamanho do arquivo de imagens. Isso garante carregamento de página mais rápido.


Não esqueça de nomear o ALT TITLE da sua imagem com palavras-chave pertinentes. Dê um título atraente à sua foto e não esqueça de detalhar sua descrição.


  • Personalize suas URLs

Fique de olho em suas páginas e crie URLs amigáveis. URLs muito extensas ou com diferentes símbolos não são atrativas para os buscadores.


Uma boa URL tanto para os buscadores quanto para seus usuários deve ser estruturada da seguinte maneira:


  1. Página de categoria: seusite.com/categoria

  2. Página de sub categoria: seusite.com/categoria/subcategoria

  3. Página de produto: seusite.com/categoria/subcategoria/nomedoproduto



Utilizar SEO para e-commerce é fundamental para conseguir uma busca orgânica de qualidade. Porém, como vimos, não é um trabalho tão simples.


Sabemos que SEO é importante para qualquer site. Para melhorar sua classificação invista em conteúdo de qualidade. Comece seguindo nossas dicas e deixe seu e-commerce mais atraente.


Precisa de especialista para alavancar seu site? Fale com a gente



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page