top of page

Como fazer análise SWOT

Você que tem um pequeno negócio, já fez a análise SWOT dele? Sabe o que é e para que serve a análise SWOT? Não se preocupe, neste post iremos falar sobre o que é e como fazer análise SWOT.


A análise SWOT é uma ferramenta utilizada no planejamento de gestão de projetos. Ela é fundamental para traçar cenários e analisar tomadas de decisões. Com ela é possível fazer um panorama da atual situação de sua empresa a fim de minimizar riscos e aproveitar oportunidades.


A palavra SWOT são as iniciais das palavras em inglês, que significam:

S - Strenghts (Forças)

W- Weaknesses (Fraquezas)

O - Opportunities (Oportunidades)

T - Threats (Ameaças)


Através de cada palavra é que serão identificados os pontos a serem trabalhados do seu negócio. Com a análise feita é possível traçar um diagnóstico preciso sobre as estratégias que a empresa necessita para atingir seus objetivos.


Como a análise SWOT é usada?

Como o próprio nome diz é uma análise. Excelente para identificar os pontos principais e tirar ideias do papel para ser executada.


Na verdade, este método é usado para ajudar em qualquer tipo de planejamento. Ao fazer as identificações é possível traçar um plano mais acertivo com maiores chances de sucesso.


Ao fazer esta análise você consegue identificar todos os fatores em torno do seu negócio. Tanto positivos quanto negativos.


Veja Também: Como fazer Branding


As forças e fraquezas devem ser analisadas internamente. Com isso, é preciso traçar objetivos e estratégias que estejam alinhadas de acordo com sua análise.


Já as oportunidades e ameaças devem ser analisadas em ambiente externo. Apontamentos feitos por clientes e seus principais concorrentes. Dessa forma é possível se antecipar e adotar medidas de prevenção.


Para quem a análise SWOT é indicada?

Você pode achar que a análise SWOT só é usada por grandes empresas ou por importantes gestores. No entanto, ela é muito versátil e pode ser feita por qualquer pessoa capaz de identificar os principais pontos com absoluta certeza.


Se a sua empresa conta com uma equipe é indicado que todos se reúnam para fazer a análise juntos. Afinal, duas cabeças pensam melhor que uma, não é mesmo?!


Além disso, a participação de sua equipe nesta etapa fortalece relações profissionais. Além disso, mantêm os colaboradores comprometidos em alcançar os resultados propostos.



Como fazer análise SWOT?

Bem, até aqui você descobriu o que é a análise SWOT e para quê ela serve. Agora é hora de colocar a mão na massa e descobrir como ela é feita.


Reúna seus colaboradores

Caso possua uma equipe, reúna todos e avalie todas as respostas. Se você for um profissional individual faça sua própria análise, mas sugiro que pergunte a alguém de confiança se seus apontamentos estão condizentes com sua situação atual.


Analise fatores internos e externos

Como já foi dito os fatores internos são as suas forças e fraquezas. Esta análise está ligada àquilo que você possui controle. Para identificar mais facilmente estes pontos, olhe para seu líder de mercado: O que o faz ser o melhor da área?


Para os fatores externos é preciso estar de olho em seus concorrentes. Claro que você não vai copiar o que ele faz, mas aqui é importante analisar o que ele faz que dá resultado. E, dessa forma, aplicar em seu negócio (com ajustes, é claro!).


Seja Objetivo

Ao reunir sua equipe muitas opiniões virão à tona. Analise cada uma individualmente e priorize o que achar mais importante para o momento atual da sua empresa.


Feito isso, veja como será feita a execução de cada etapa. Se tudo será viável ou se precisará passar por ajustes.


Transforme sua análise em estratégia

Por fim, faça de sua análise SWOT a sua estratégia. Aproveite todas as informações que você tem reunidas e coloque em prática um plano de ação.


No início, sua estratégia pode parecer superficial. Porém com a integração de marketing é possível definir estratégias acertivas. Você pode começar com o seguinte:

  • Forças: Devem estar priorizadas

  • Fraquezas: Devem ser corrigidas

  • Oportunidades: Devem ser aproveitadas

  • Ameaças: Devem ser reduzidas


Agora que você já sabe tudo sobre análise SWOT dedique um tempo para mapear seu negócio. Se você ainda tem dúvidas, procure auxílio de um profissional. Ele irá te auxiliar a montar a estratégia certa que seu negócio precisa.


Nós da Smart Content podemos ajudar seu negócio crescer. Clique aqui e fale com um especialista.





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page